Muitas pessoas acreditam que o sonho de ter um negócio próprio lucrativo pode apenas concretizar-se nos grandes centros urbanos e capitais. É aqui que existe uma maior concentração de população e diversas oportunidades de carreira.
Temos as melhores soluções para proteger o teu património.
Concentra-te no teu negócio e deixa as preocupações do nosso lado.
Contudo, fica a saber que, segundo o Instituto Nacional de Estatísticas, cerca de 70% dos municípios em Portugal têm menos de 30.000 habitantes. É, portanto, possível criares um negócio próprio rentável e sustentável se souberes que tipo de loja deves abrir e como proceder.
Continua a ler para saberes como podes começar a pensar no teu negócio e até algumas ideias para negócios inovadores para cidades pequenas. Aqui poderás esclarecer as melhores práticas para gerir uma pequena empresa em Portugal.
Quais são os primeiros passos para abrir um negócio numa cidade pequena em Portugal?
1 – Análise de Mercado. Avalia se a abertura do teu negócio é viável na cidade em questão. Deves ter em conta a concorrência, necessidades e perfil da população local;
2 – Cria um plano de negócios. É crucial definires metas e objetivos, sendo que o plano deve ser conciso e de fácil leitura. Pensa num nome para a tua empresa, identifica a concorrência e os produtos e serviços a serem vendidos. Faz projeções financeiras e uma análise de custos, especifica os fornecedores e considera qual a estratégia de marketing mais adequada;
3 – Procura financiamento. O teu plano de negócios está devidamente elaborado, demonstrando a viabilidade e potencial de retorno do investimento? Estarás então em condições de procurar capital para lançar a tua empresa. Tens várias opções: crowdfunding, empréstimo de uma instituição bancária, microcrédito, apoios IEFP, apoios públicos e competições para start-ups (ex.: Web Summit).
Como posso identificar o melhor nicho de mercado para a minha empresa numa cidade pequena?
Esta é uma das questões-chave com que os empreendedores se confrontam. Idealmente conseguirás encontrar uma ideia de negócio própria inovadora e de baixo investimento. Não te preocupes. Todas as cidades têm as suas necessidades e carências.
Para além disso, em lugares menos populosos, onde o espírito de comunidade é preponderante, o passa-a-palavra tem bastante expressão. Se conseguires conquistar e fidelizar clientes, estes irão não apenas utilizar o teu produto ou serviço como recomendá-lo a outras pessoas. Esta é a melhor forma de garantires que o teu negócio seja sustentável a longo prazo numa cidade pequena.
Como podes fazer uma pesquisa de mercado eficaz para o teu negócio em uma cidade pequena? Continua a ler para teres algumas ideias de negócios em cidades mais pequenas.
Conhece algumas ideias de negócio apropriadas para cidades pequenas:
Descobre aqui algumas ideias de negócio próprio de baixo investimento. Para um negócio próprio, estas ideias são algumas das que garantem maior procura e maior retorno. São, por isso, geralmente negócios com muito potencial.
- Serviço de creche – A procura costuma ser elevada, principalmente em bairros menores e mais afastados do centro. Uma vez que os pais precisam trabalhar e não têm opções para deixar os seus filhos em segurança, considera investir nesse segmento. Pode ser interessante para empreendedores;
- Estabelecimentos de estética e beleza – Este tipo de negócio nunca sai de moda. Considera enveredar por esse segmento, especialmente se possuires afinidade e habilidades nessa área. Áreas de especialidade comuns são: cabeleireiros, serviço de manicure e pedicure, massagem, depilação e tratamentos corporais;
- Papelaria – O serviço principal é a venda de itens de escritório, podendo existir igualmente um foco em determinadas áreas. Unindo-se outros tipos de serviço, como material infantil, atendimento informático, impressões e encadernações, a probabilidade de consolidação no mercado será superior;
- Churrasqueira – O ramo alimentar tem uma elevada procura, especialmente na proximidade de zonas residenciais. Um ambiente social acolhedor aliado a refeições saborosas tem o potencial de atrair e reter clientes.
- Turismo rural – Uma das vantagens em estar numa cidade pequena por vezes é a possibilidade de proporcionar experiências genuínas como passeios pela natureza. Podes tornar-te um guia turístico ou criar o teu alojamento local.
- Artesanato local – Cria um negócio que promova e reflita a identidade e a cultura de determinada região através da produção de produtos feitos à mão por artesãos locais. Este é um setor com potencial de crescimento que oferece artigos exclusivos sustentáveis, produzidos através de materiais naturais e reciclados. O artesanato valoriza ainda a criatividade e produção de bens duráveis e de qualidade. Um exemplo de cliente são os turistas que estão cada vez mais interessados em conhecer e adquirir produtos artesanais durante as suas viagens. O artesanato local pode incluir uma ampla variedade de itens, como cerâmica, tecelagem, latoaria, escultura, trajes regionais, bijutaria, entre outros.
- Agricultura orgânica/agroindústria – Um sistema de agricultura onde se produzem alimentos locais saudáveis e sustentáveis que serão transformados em alimentos processados como compotas, geleias, laticínios e conservas de vegetais. O objetivo é criar oportunidades de emprego e promover a sustentabilidade ao mesmo tempo que se oferece aos consumidores opções de alimentos processados que têm uma ligação direta à região. A comercialização tanto pode ser local como abrangente
Existe algum incentivo fiscal ou apoio financeiro para novos negócios em cidades pequenas?
- Capital de Risco e Business Angels (BA).
O Business Angel (BA) é um investidor individual que investe uma pequena parte da sua fortuna ou poupança. Este investimento acontece em projetos liderados por uma forte equipa de empreendedores. Os BAs investem tipicamente em startups inovadoras com potencial de crescimento acelerado;
- StartUP Europa.
A Startup Europe é uma iniciativa da Comissão Europeia. Esta liga startups de alta tecnologia, empresas em expansão, investidores, aceleradores, redes empresariais, universidades e meios de comunicação social. É apoiada por uma carteira de projetos e ações políticas financiados pela UE.
Alguns exemplos são a norma da UE para as empresas em fase de arranque, o radar da inovação e a iniciativa digital de inovação e expansão (DISC). Está plenamente alinhado com a estratégia das pequenas e médias empresas (PME) da Comissão Europeia;
- StartUP Voucher.
Tem como objetivo dinamizar o desenvolvimento de projetos empresariais que se encontrem em fase de ideia. É promovido para jovens com idade entre os 18 e os 35 anos, através de diversos instrumentos de apoio. Estes são disponibilizados ao longo de um período de até 12 meses de preparação do projeto empresarial.
Fonte: https://eportugal.gov.pt/
Já estás esclarecido sobre quais as melhores práticas para criar e gerir uma empresa numa cidade pequena?
Não te esqueças da Caravela quando tiveres o teu próprio negócio! Aconselhamos que protejas o património da tua empresa com o Caravela Negócios. Com este seguro podes concentrar-te no que importa e deixar para nós as preocupações em caso de acidente.
Destacamos algumas coberturas úteis do nosso produto Caravela Negócios:
- Inundações;
- Incêndio, Queda de Raio e Explosão;
- Danos a Instalações de Gás Canalizado;
- Furto ou Roubo.