Imagina isto: estás a passear tranquilamente com o teu cão no parque. De repente, ele vê um gato, arranca contigo atrás e… zás! Derruba um ciclista. A bicicleta fica torcida, o telemóvel parte-se e o ciclista, felizmente, só tem uns arranhões — mas exige reparações e indemnização. E agora, quem paga pelos danos causados por animais?
Sim, os nossos animais de estimação são família. Mas como qualquer membro da tripulação, podem causar estragos — mesmo sem intenção. E é aí que entra o seguro de responsabilidade civil.
Prepara-te para qualquer imprevisto.
Estamos sempre ao teu lado.
Danos causados por cães: o que diz a lei?
Em Portugal, se tens um cão classificado como perigoso ou potencialmente perigoso, és obrigado por lei a ter um seguro obrigatório para cães perigosos. E não é uma formalidade. Este seguro garante que, caso o teu cão cause danos a terceiros (como o caso do ciclista lá em cima), há cobertura para indemnizações — até ao capital contratado.
Este é um seguro de Responsabilidade Civil Obrigatória, onde se estipula que o objetivo é cobrir danos patrimoniais e não patrimoniais causados a terceiros, como lesões físicas ou materiais, resultantes de comportamentos dos animais.
E os outros animais? Também podem ser cobertos?
Claro! Mesmo que tenhas um animal que não seja considerado perigoso — como um labrador simpático ou um gato muito aventureiro — é possível fazer um seguro para animais domésticos com cobertura de responsabilidade civil.
Este seguro é não obrigatório, mas altamente recomendado. Porquê? Porque se o teu animal de estimação tiver causado danos, és tu que, por lei, assumes a responsabilidade (Código Civil, Art. 493.º). Isso inclui diversos cenários, desde mordidas a outras pessoas a destruição de propriedade alheia.
A Caravela disponibiliza este tipo de cobertura através do seguro de responsabilidade civil não obrigatório, dando-te proteção para situações inesperadas que envolvam os teus amigos patudos.
Porque é que isto é importante?
Ter um seguro de responsabilidade civil com cobertura para animais é uma forma simples de te protegeres de danos causados pelo teu animal — mesmo que se trate de um simples acidente. Afinal, ninguém está imune a um momento de distração. E os custos podem ser bem mais altos do que pensas.
Vamos a um exemplo:
- O teu cão escapa e invade a propriedade do vizinho, estraga o jardim e morde o gato do vizinho.
Resultado: o vizinho exige reparação dos estragos + despesas veterinárias.
Se não tiveres seguro, adivinha quem vai precisar de levar a mão à carteira… Pois.
O que está coberto?
De forma simples, esta cobertura do seguro de responsabilidade civil aplica-se quando:
- O teu animal causa danos a terceiros;
- Estes danos são considerados patrimoniais (por exemplo, prejuízos financeiros) ou não patrimoniais (como dor e sofrimento);
- O sinistro ocorre dentro do território coberto (normalmente, Portugal, incluindo ilhas).
As coberturas estão sujeitas a limites (o chamado “capital seguro”) e podem ter franquias — ou seja, valores mínimos que ficam a teu cargo.
E se tiveres mais do que um animal?
Tens mais do que um patudo em casa? Em muitos casos podes incluí-los no seguro — mas é preciso declarar tudo direitinho no contrato. Fala com a Caravela para garantir que todos os teus fiéis companheiros navegam contigo com proteção.
Então… vale mesmo a pena?
Queres navegar tranquilo ou arriscar uma despesa inesperada por causa de um arranhão mal calculado?
Ter um seguro para animais domésticos não é só uma questão legal (no caso dos cães perigosos), é uma questão de bom senso. Protege-te a ti e aos outros.
Lembra-te:
- O seguro não é um bicho de sete cabeças;
- Um pequeno prémio pode evitar uma grande despesa;
- Estás a garantir paz de espírito — tua e da tua tripulação.
Faz o teu caminho, mas com segurança.
Se o teu melhor amigo de quatro patas fizer das dele, podes dormir descansado: com o seguro certo, já não te sai (tão) caro.
Queres saber mais sobre como podemos ajudar-te a proteger os danos causados por animais? Mais informações aqui.
Sabias que não é só o seguro de Responsabilidade Civil que te protege dos danos causados pelo teu animal de estimação? Descobre como o Seguro Habitação também pode ajudar.