O tema habitação nunca foi tão sensível como nos dias de hoje. Por esta razão, surgem inúmeras dúvidas na hora de avançar. Não existe uma resposta para a questão, mas existem diversos aspetos que podem ajudar a tomar a decisão.
A dúvida se compensa mais alugar casa ou comprar é comum. Se estás indeciso e precisas tomar uma decisão, fica a conhecer os diferentes cenários.
Garante a proteção da tua casa com um custo mais acessível.
Aproveita o nosso desconto e começa a poupar já hoje.
Arrendar uma casa
As vantagens do arrendamento
Mais comum no início de carreira, o arrendamento traz flexibilidade na mobilidade e na gestão dos custos. Confere menor comprometimento financeiro, na medida em que evita os custos iniciais elevados da compra de habitação.
Existem menos custos relacionados com a manutenção do imóvel como os impostos (IMI) ou condomínio, uma vez que fica a cargo do proprietário.
Além disso, se tens uma vida profissional que implica mudanças de localização, comprar casa é uma desvantagem.
Se optares pelo arrendamento, terás mais estabilidade financeira. O valor não é tão suscetível à variação da taxa de juro como o imóvel comprado por via de empréstimo.
As desvantagens do arrendamento
O arrendamento por outro lado, traz alguns inconvenientes também. O imóvel não sendo teu, não tens a mesma liberdade para efetuar obras ou melhorias. Qualquer obra tem de ser comunicada e realizada por mútuo acordo.
Atualmente, com a instabilidade nos mercados imobiliários, os contratos são mais exigentes e de menor duração. Isto pode levar a possíveis aumentos de renda com maior frequência. Podes ser obrigado a ter de sair, por falta de renovação de contrato ou por solicitação do senhorio.
A médio e longo prazo podes sentir que investiu em algo que não é teu. Mas na realidade, se não consegues ter capital próprio para assumir os custos de entrada da aquisição, alugar pode ser a melhor opção. Comprar casa implica ainda suportar despesas de impostos, condomínio, manutenção necessária, entre outros.
O investimento necessário para arrendar uma casa
Se vais alugar casa, vê o exemplo que temos para ti. Um apartamento T2 no valor de 700€ precisarás de ter disponível em capital próprio o valor de 2.100€. Geralmente é o que se pede para uma renda antecipada e a caução. No final do contrato, ao entregar a casa sem nenhum dano, receberá a caução ou não pagarás o último mês de renda.
Comprar uma casa
As vantagens de comprar uma casa
Se tens planos para a tua vida e se estás mais estável a nível financeiro, ter casa própria pode ser uma opção interessante. Terás liberdade para realizar as obras que desejares, permanecer o tempo que entenderes, garantindo igualmente a construção de património.
As desvantagens de comprar casa
Terás, no entanto, que estar preparado para suportar os custos de investimento inicial. Os principais custos são:
- IMI (Imposto Municipal sobre imóveis);
- IMT (Imposto Municipal sobre a transmissão onerosa de imóveis e eventuais atos relacionados com o registo (escritura).
Caso recorras a empréstimo bancário, terás de acrescentar outros custos. Inclui-se entre eles a abertura de processo, avaliação do imóvel, seguro multirrisco, seguro de vida e ainda o valor mensal do condomínio.
Com a aquisição por via de empréstimo, ficarás com uma taxa de esforço associada que pode comprometer outros investimentos, se assim entender.
No que respeita à mudança de habitação quando é própria, já não é tão fácil. Se desejares mudar de casa, não conseguirás fazer com a mesma facilidade que numa habitação arrendada.
O investimento necessário para comprar uma casa
Se desejares optar pela compra de casa, existem sempre dois cenários. O primeiro é a aquisição por via de capitais próprios. Ou seja, compra a pronto pagamento, em que os custos que vais encontrar são os impostos, tabelados por lei. O IMT (Imposto Municipal sobre transações onerosas de imóveis), o IS (Imposto de Selo) e os custos relativos à escritura nomeadamente cartórios.
Por outro lado, se a aquisição da habitação for com crédito habitação, os custos serão superiores. Além do imposto de selo e de registo, terás também: o seguro de vida do crédito habitação, o seguro multirrisco, condomínio, as comissões e encargos bancários. A isto acrescenta-se, naturalmente, a manutenção do imóvel.
Faz as contas
Ambos os cenários têm prós e contras, não há uma resposta certa e para cada caso há um tipo de casa. Faz as contas ao investimento para cada um dos cenários e não menos importante, uma análise ao teu perfil e à condição financeira.
Seja qual for a tua decisão, a Caravela tem a proteção necessária para proteger os teus investimentos. É o caso do Seguro de Multirriscos Habitação – Caravela Lar. No arrendamento, lembra-te de que adquirir um seguro de recheio pode ser muito interessante em caso de infortúnio.