Gerir as finanças de um condomínio pode parecer um desafio. Mas com um planeamento orçamental bem estruturado, tudo se torna mais simples e transparente.
Um bom orçamento garante que todas as despesas são cobertas sem surpresas desagradáveis. E também permite manter um fundo de reserva para emergências e melhorias. Além disso, uma gestão financeira clara e acessível a todos os condóminos evita conflitos e promove um ambiente de confiança.
A boa gestão do condomínio passa por um bom Seguro.
Proteção eficaz das frações e partes comuns contra os imprevistos.
Neste artigo, vais descobrir como elaborar um orçamento para o condomínio eficiente, garantindo que o mesmo funcione de forma organizada e sustentável. Vais descobrir desde a identificação das principais despesas à definição de regras para maior transparência. Este guia vai, por isso, ajudar-te a tomar decisões mais informadas e responsáveis.
Como deves calcular o orçamento anual para teres um orçamento eficiente do condomínio?
Para fazer uma gestão financeira de condomínio ao longo do ano, é necessário fazer uma avaliação do histórico de contas do mesmo.
Faz um levantamento de todas as receitas e despesas fixas:
- Limpeza;
- Manutenção;
- Consumo de água e luz em áreas comuns;
- Seguros;
- Manutenção de elevadores;
- Encargos com a administração de condomínio, caso seja empresa externa;
- Valores definidos para o fundo de reserva.
O fundo comum de reserva é de constituição obrigatória. O seu objetivo é custear as despesas que estão relacionadas com a conservação do edifício. É determinado com base no orçamento anual destinado às despesas do condomínio.
A legislação estabelece que o valor mínimo obrigatório corresponde a 10% desse orçamento, repartido de acordo com a permilagem de cada fração autónoma. No entanto, caso a assembleia de condóminos assim o decida, esse valor pode ser aumentado.
Analisa o saldo que será transferido do ano anterior, verificando se há um valor negativo que exija um reforço para equilibrar o orçamento. Ou, pelo contrário, se existe um excedente que será levado para o novo exercício. Neste caso, é necessário decidir se esse montante será incorporado no fundo comum de reserva. Pode também servir para reduzir o valor do orçamento do novo ano.
Também é importante prever um valor destinado a despesas do condomínio diversas e imprevistas do condomínio. A compra de itens simples (por exemplo, lâmpadas ou livros de atas), envio de correspondência registada, pequenas reparações. Contabilizam-se ainda possíveis custos judiciais relacionados com cobranças de quotas em atraso ou incumprimentos de contratos por parte de prestadores de serviços.
A realização do orçamento anual é muito importante e cada condómino deve participar na sua elaboração. Este é, por isso, o momento ideal para proceder às atualizações e alterações necessárias. Nestes casos é essencial que os condóminos examinem com atenção a informação e apresentem sugestões devidamente justificadas.
Pode ser útil, por exemplo, identificar áreas onde seja possível reduzir custos. Contratando novos fornecedores ou renegociando os contratos existentes, o objetivo é que se mantenha a qualidade e se assegurem as necessidades do condomínio.
O planeamento orçamental do condomínio pode ser algo moroso e que te vai ocupar algum tempo. Já consideraste ter uma administração externa? Não sabes se vale a pena? Tira as tuas dúvidas aqui.
Quando estiveres a realizar o orçamento, é fundamental que contes com um bom seguro. O Seguro Condomínio da Caravela protege as áreas comuns e as frações autónomas do teu prédio. Garantimos, por isso, segurança e simplicidade na gestão do edifício. Cumprindo todas as obrigações legais, cobre os principais riscos, como incêndios, danos por água e tempestades, sem complicações.
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