Começar um negócio requer muito tempo e trabalho e muitas vezes podes nem saber por onde começar. Uma das maiores crenças é que necessitas de um grande investimento inicial. Mas sabias que é possível fazer empreendedorismo com baixo orçamento?

Podes começar por colocar a tua ideia e o teu modelo de negócio no papel. Estrutura-a e faz uma lista do que é necessário. Depois coloca os tópicos por prioridades e a partir daí segue essa lista.

Neste artigo vamos dar-te algumas dicas de como abrir um negócio com pouco investimento. 

Caravela Negócios

Temos as melhores soluções para proteger o teu património.

Concentra-te no teu negócio e deixa as preocupações do nosso lado.

Saber Mais

Disciplina, paciência e sacrifício são três das palavras de ordem para se iniciar o negócio. As coisas nem sempre são tão rápidas como esperamos, temos que nos preparar para todos os imprevistos e investir muito tempo. Mais do que investimento financeiro, a estratégia inicial é o que fará diferença a longo prazo.

Vê então como otimizar as tuas finanças em pequenos negócios. Estas estratégias vão ajudar a empreender com pouco dinheiro.

Como podes então abrir um negócio do zero?

Para se fazer o lançamento de negócios com pouco capital podes seguir estes passos:

Pesquisa e testa o mercado

Começa por definir que produto ou serviço vais vender, qual o público-alvo e que concorrentes estão no terreno. Depois, vê a estratégia de marketing que mais se adequa e quais os preços que estão a ser praticados. Deves ainda pesquisar imagens e keywords que estão a ser usadas para poderes criar a sua estratégia de marketing digital.

Elabore o seu projeto empresarial e um modelo económico acessível

Um plano de negócios vai ajudá-lo a gerir a sua pequena empresa, vai guiá-lo em cada fase da criação do negócio. Este ajuda-o a reconhecer as potenciais dificuldades e como ultrapassá-las no dia a dia.

Calcule o teu custo de negócio

  • Marketing. Avalia os gastos do teu investimento em marketing, incluindo design gráfico para panfletos, flyers, banners e anúncios pagos.
  • Ativos. Considera também os ativos, como veículos e outros bens móveis ou imóveis.
  • Taxas de registo. Verifica as taxas de registo ao formalizar o teu negócio no município ou em centros de apoio a pequenas empresas.
  • Serviços profissionais. como contabilidade e honorários legais
  • Custos fixos. Salários e pagamentos (se estiveres a pensar em trabalhar com outras pessoas ou mesmo pagar a ti mesmo), água e luzes, renda ou hipoteca, seguros, entre outros.

Promove o seu negócio

Como empreendedor, podes aproveitar que estás a iniciar um negócio com pouco capital e utilizar as plataformas on-line existentes. Usa as que são gratuitas ou têm um custo simbólico para promover o teu produto ou serviço.

Pede para os teus clientes deixarem uma avaliação nas tuas páginas para seres dado como referência a futuros clientes.

Garanta os pagamentos

Garanta que os clientes pagam 50% do valor adjudicado ou que paguem de forma antecipada.

Mantenha o seu trabalho por conta de outrem

Quando está a começar o seu negócio não fique sem rendimento. Mantenha o seu emprego atual, caso o tenha, é uma rede de segurança e vai ajudá-lo nas poupanças.

Conhece a legislação e os apoios que existem

É fundamental conhecer os processos burocráticos. Investiga dentro da área escolhida qual a legislação em vigor e cumpre tudo o que está definido. Alguns exemplos incluem: como constituir a empresa e o que implica a inscrição nas finanças e segurança social. 

No entanto, não tens de ser obrigatoriamente registado como empresa se trabalhares por conta própria e fizeres prestação de serviços. Pode facilitar a parte fiscal, dado que, quando se cria a empresa, existem custos fixos todos os meses. Estes podem não compensar em certos casos. E, no caso de um negócio para começar com baixo custo, é uma medida que pode ajudar.

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) dispõe de apoios para a criação de empresas. Existe uma medida no âmbito do Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego. Esta consiste na atribuição de apoios a projetos de criação de empresas de pequena dimensão com fins lucrativos. Isto é conseguido através do acesso a linhas de crédito com garantia e bonificação da taxa de juro concedido por instituições bancárias.

Existem também apoios como o Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego e o Programa Investe Jovem. Estes consistem na atribuição de apoios a projetos de emprego promovidos por beneficiários das prestações de desemprego. Fazem-no através da antecipação das prestações de desemprego, desde que os mesmos assegurem o emprego, a tempo inteiro, dos promotores subsidiados.

Investe num seguro que cubra todas as tuas necessidades

Ao iniciares o teu caminho no novo negócio, fá-lo em boa companhia com o Caravela Negócios. Com este seguro, podes-te concentrar no que importa e deixar para nós as preocupações em caso de acidente.

Destacamos algumas coberturas úteis para quando montares um negócio próprio:

  • Inundações;
  • Incêndio, Queda de Raio e Explosão;
  • Danos a Instalações de Gás Canalizado;
  • Furto ou Roubo.

 E, com o seguro de Acidentes de Trabalho, garante:

  • Assistência médica, cirúrgica, farmacêutica e hospitalar;
  • Indemnização por Incapacidade Temporária (Absoluta ou Parcial);
  • Indemnização por Incapacidade Permanente (Absoluta ou Parcial);
  • Indemnização em caso de Morte;
  • O pagamento de outras despesas e indemnizações em consequência de um acidente.

Iniciar um negócio com pouco dinheiro é um desafio, mas não é impossível. Neste artigo vimos como podes empreender com recursos limitados. Os teus sonhos são possíveis com algum planeamento, investigação e o seguro certo para cobrir incertezas.