Em tempos de incerteza, torna-se ainda mais relevante adotar estratégias de poupança. Há uma sensação de conforto em se ter fundo de emergência para qualquer imprevisto. Esse “pé-de-meia” pode começar a ser feito em casa, nomeadamente através de um correto planeamento do orçamento familiar.
Todas as formas de poupança ajudam a acumular dinheiro no final do mês. Este artigo vai-te ensinar a gerir os consumos inevitáveis de qualquer lar.
Garante a proteção da tua casa com um custo mais acessível.
Aproveita o nosso desconto e começa a poupar já hoje.
1 – Poupar energia elétrica
Existem várias formas de reduzir os consumos de eletricidade em casa:
- Ajustar a potência elétrica da sua casa às suas necessidades;
- Trocar as lâmpadas tradicionais por lâmpadas LED, que têm menor consumo energético;
- Escolher eletrodomésticos com etiquetas energéticas mais eficientes (A – Mais Eficiente | G – Menos Eficiente);
- Evitar deixar os aparelhos eletrónicos em modo de repouso (standby), pois continuam a gastar energia;
- Utilizar o programa mais económico da máquina de lavar a loiça e roupa;
- Desligar o forno alguns minutos antes do final do tempo previsto, pois a temperatura será suficiente para terminar a cozedura dos alimentos;
- Não abrir muitas vezes o frigorífico;
- Não colocar alimentos ainda quentes ou mornos no frigorífico, porque terá de ser gasta mais energia para os arrefecer.
2 – Poupar água
Se já pensaste em poupar água no banho, ficas a saber que se estima que um duche de 10 minutos gaste 200 litros de água. Por isso, reduzir a duração do mesmo fará naturalmente a diferença.
Da mesma forma, deves evitar tomar banhos de imersão, por se gastar cerca de 265 litros de água.
Além disso, não te esqueças de fechar a torneira enquanto lavas os dentes ou as mãos, não deixes a torneira aberta. Uma torneira pode perder 11.300 litros de água por ano se pingar uma vez por segundo.
Se recolheres a água antes de chegar a água quente do banho, podes aproveitá-la para regar as tuas plantas. Evitas assim esse desperdício de água.
Outra recomendação que te damos é a utilização responsável do autoclismo. Se possível, escolhe um modelo com autoclismo de dupla descarga, de modo a usar apenas a quantidade de água necessária.
3 – Poupar gás
A pergunta “como posso poupar na conta do gás?” é comum.
Na cozinha, deves ter todos os alimentos preparados (refogado, peixe e carne temperados, legumes temperados) antes de acender o fogão ou o forno. Deves também saber previamente qual a quantidade de água necessária para cozinhar cada alimento. Para além disso, se cozinhares com a tampa do tacho fechada, irá acelerar a fervura, o que permite um melhor aproveitamento da energia.
Sugerimos igualmente a utilização da panela de pressão. Não só necessita de menos gás para aquecer os alimentos como os cozinha mais rapidamente.
Por fim, reduz a temperatura da água na caldeira e no esquentador e tem atenção à cor da chama do fogão. A cor recomendada é a azul. Se for laranja ou amarela, fique atento. Pode ter alguma obstrução e queimar mais gás do que o que é de facto utilizado na confeção do alimento.
A utilização de gás para aquecimento também deve ter este princípio em conta. Com aquecimento central a gás, para poupar energia deve baixar a temperatura ao mínimo confortável e durante o tempo indispensável. Assim pode ajudar a manter a casa confortável sem grandes gastos. Utilizar um sistema automático também pode ajudar, desde que adaptado às suas necessidades.
Para quem usa esquentador, como pode poupar energia com o gás natural ou garrafa de gás? Com os mesmos princípios que referimos acima. Se a água quente demora a aparecer, podes aproveitar a água, como já recomendámos, mas deves rever o seu esquentador para identificar problemas. Desta forma podes poupar tanto em água como em gás.
Esperamos que estas dicas tenham sido úteis e que continues a desfrutar ao máximo do teu porto seguro!
Além disso, aconselhamos que reforces a proteção da tua habitação com o Caravela Lar. Este seguro disponibiliza mais de 40 vantajosas coberturas, constituindo uma peça chave no teu dia-a-dia.
Por vezes não há poupanças que ajudem a cobrir os danos de um sinistro inesperado. Nada como viver despreocupado.
Incêndio, Queda de Raio e Explosão é apenas uma das coberturas com que podes contar!
Oferecemos proteção extra como:
- Danos por Água, Furto ou Roubo;
- Danos em Instalações de Gás Canalizado;
- Riscos Elétricos;
- Atos de Vandalismo, Maliciosos ou de Sabotagem.