As condições climáticas extremas e os desastres naturais tornaram-se cada vez mais comuns devido às mudanças climáticas globais. Os fenómenos como chuvas torrenciais, ventos fortes e inundações são cada vez mais frequentes, representando um risco significativo para os veículos.

Será que o teu seguro automóvel cobre desastres naturais? Uma pergunta relevante porque a ausência desta cobertura pode significar valores significativos em reparações.

Seguro Automóvel
Até 10% de desconto

A proteção e a segurança de que o teu Automóvel precisa.

Aproveita o nosso desconto e começa a poupar já hoje.

Simular

Neste artigo, explicaremos como esta cobertura específica para danos causados por fenómenos naturais pode proteger o teu veículo e oferecer-lhe a tranquilidade necessária em situações inesperadas.

O que é a cobertura para fenómenos da natureza?

A cobertura de riscos da natureza é uma proteção extra que pode ser adicionada ao seu seguro automóvel para garantir que o teu carro está protegido contra danos causados por fenómenos naturais, como tempestades, inundações ou terramotos. Em situações em que o clima ou a natureza “faz das suas”, esta cobertura ajuda a pagar os prejuízos causados ao veículo.

Imagina, por exemplo, que o teu carro é atingido por uma árvore, telha, chaminé ou muro na sequência de uma tempestade ou que uma chuva intensa causa uma inundação que danifica o motor. Nestes casos, se tiveres esta cobertura, o seguro poderá cobrir os custos dos reparos ou até mesmo o valor do veículo, caso ele fique irrecuperável.

O meu carro está protegido contra desastres naturais?

A Caravela disponibiliza a cobertura contra danos causados pela natureza, no entanto, a segurança do teu veículo depende da proteção que tiver contratado.

O seguro automóvel, popularmente designado por “seguro contra terceiros”, (responsabilidade civil) não inclui essa cobertura, sendo necessário subscrever-se um seguro automóvel de danos próprios para se usufruir dessa proteção.

O que cobre esta proteção?

A cobertura contra riscos da natureza garante a indemnização pelos prejuízos sofridos pelo veículo segurado, desde que os danos sejam consequência direta de fenómenos naturais específicos. Vê, em detalhe, os principais riscos cobertos:

Fenómenos atmosféricos extremos

  • Tufões, ciclones, furacões e tornados: Estas tempestades violentas podem causar danos catastróficos ao veículo devido a ventos extremamente fortes ou objetos arremessados;
  • Ventos fortes: Para que o seguro seja ativado, é necessário que a velocidade dos ventos seja superior a 75 km/h. A comprovação é feita através de um documento emitido pela estação meteorológica mais próxima do local do sinistro.

Precipitação intensa

  • Trombas de água e chuvas torrenciais: Fenómenos como estes, que resultam em acumulação súbita de água, podem provocar inundações ou avarias graves no veículo. Neste caso, considera-se chuvas torrenciais aquelas que atingem uma intensidade superior a 10 milímetros em 10 minutos, conforme medido pelo pluviómetro.

Danos por falhas de infraestrutura

  • Rebentamento de adutores, coletores e barragens: Os danos causados por falhas em infraestruturas de água, como a rutura de diques ou drenos, também podem estar cobertos.

Inundações e enxurradas

  • Transbordamento de cursos de água: Quer sejam canais naturais ou artificiais, o alagamento pode causar avarias mecânicas, oxidação ou destruição total do veículo.

Fenómenos geológicos

  • Tremores de terra, terramotos e erupções vulcânicas: Estes eventos raros, mas devastadores, podem danificar severamente os veículos estacionados ou em circulação.
  • Maremotos, fogo subterrâneo e incêndio resultante destes fenómenos: Danos relacionados com movimentos tectónicos também estão incluídos na cobertura.

Ainda na dúvida se o teu seguro automóvel tem cobertura contra riscos climáticos? Podes falar com o teu agente, contactar diretamente a Caravela ou consultar as condições particulares do teu seguro.

Se procuras um seguro contra chuvas torrenciais, tempestades, entre outros, já sabes que podes assegurar proteção do carro contra riscos da natureza.

Ter esta cobertura significa que podes enfrentar eventos climáticos e naturais inesperados com mais segurança, sabendo que não terás de lidar sozinho com os custos de reparação ou substituição do teu veículo.