1. Data do Acidente: Introduza a data correta do acidente
2. Local: Introduza o local do acidente.
3. Feridos, mesmo ligeiros: Indique a existência ou não de feridos, mesmo que ligeiros. A existência de feridos mesmo que ligeiros não se aplica no sistema de IDS - Indeminização Directa ao Segurado.
4. Danos Materiais: O sistema IDS apenas abrange os prejuízos materiais que não excedam os 15.000€.
5. Circunstâncias: Assinale com cruzes de modo a indicar as circunstâncias em que se deu o acidente. No final, indique a quantidade de quadrados que selecionou, pois esta informação é muito importante na determinação das responsabilidades.
6. Segurado/Tomador do Seguro: Indique o apelido, nome, morada, código postal e NIF do segurado/tomador.
7. Veículo: Indique o número da matrícula do veículo.
8. Companhia de Seguros: Indique os elementos constantes na Carta Verde do veículo.
9. Condutor: Indique os elementos constantes na Carta de Condução do condutor.
10. Ponto de embate: Indique com uma seta o ponto de embate inicial.
11. Danos Visíveis: Indique os danos visíveis causados pelo acidente.
12. As minhas Observações: Resuma as circunstâncias do acidente (por exemplo, o Veículo B não parou no sinal STOP).
13. Esquema do acidente: Esquematize a posição dos veículos no momento do embate, assim como a existência de semáforos, sinais verticais, traços contínuos e outros elementos de sinalização ou de referência.
14. Assinaturas de Condutores: Certifique-se que a Declaração Amigável está assinada por ambos os condutores, de forma a possibilitar o acionar do sistema IDS, caso a situação o permita.